quinta-feira, 19 de março de 2009

A Pregação nos Cutos Está Ultrapassada?

"Como dizem as Escrituras Sagradas: "Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos." Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: "Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!" Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: "Senhor, quem creu na nossa mensagem?" Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo." (Romanos 10: 12-17 - BLH)
É com muita preocupação que vejo nos cultos chamados de 'modernos', se é que existe a necessidade de se modernizar um culto, a priorização dos cânticos em detrimento da pregação da Palavra de Deus. Dizer que existe a priorização é uma forma contida para não dizer que existe mesmo é a exclusividade deste. A Palavra de Deus em nossos cultos de adoração tem se reduzido a uma leitura inicial tão simplista que na maioria das vezes nem é percebido por todos os presentes.
Quando uma pessoa está se preparando em casa para ir a igreja, já de antemão imagina o que Deus irá falar com ela através da Palavra, ou pelo menos assim deveria ser. Uma alma ansiosa ou anelante, que entra em um santuário no momento de um culto, almeja ter sua fome espiritual saciada pela exposição de um evangelho que tem o poder de transformar vidas. É pela ação do Espírito Santo, inculcando e convencendo o homem de seu estado de pecado, enquanto se é pregada a Palavra, que temos as descisões por Cristo, que andam atualmente tão escassas, ou porque não dizer extintas.
Existe uma onda no meio evangélico atual, que deslavadamente estão tentando denominar de 'renovação', mas que na realidade não passa de inovações, que não trazem nenhum benefício para a igreja, ao contrário, está levando ao esfriamento espiritual e a extinção quase por completa da operação do Espírito Santo.
Voltemos imediantamente, sem mero saudosismo, a buscarmos o brilho perdido dos cultos animados e cheios da Graça de Deus que a igreja experimentou a alguns anos passados. Estamos correndo o risco de perdermos definitivamente nossa identidade espiritual, alegrando com isso a única pessoa que se beneficia desta dita modernidade na igreja, nosso adversário, que a própria palavra diz que "anda em derredor procurando a quem possa tragar".

Nenhum comentário: